617256127
top of page
  • Presença e Amizade

Por Deus nada é impossível!

Olá querido amigo padrinho, Paz e Bem!


Desta vez em que vos escrevo, tenho a impressão de haver passado muito tempo.. Como vai? Por aqui tudo vai muito bem! E lhes conto que são tantas coisas vividas cá... (coisas boas, claro!). Tens um tempinho para que as conte?


Tenho sede de amar.

No mês de julho recebemos uma nova irmã de comunidade: Sarah, que chegou do Canadá para somar à nossa casa que agora conta com 5 nacionalidades. Porém, neste mês de outubro nos despediremos de Andrea, peruana, que chega ao fim de seu tempo aqui e voltará a seu país para continuar seus estudos e viver a missão estando lá, com sua rotina e afazeres da vida.

Confesso a vocês que estou amando a cada dia viver a missão. A Andressa de hoje é diferente daquela que chegou há 9 meses. Sinto-me mais entregue, livre e também com mais sede. Sede de doar-me, de servir melhor aos amigos; deixar-me fazer e dar tudo ao que Deus quer e me pede todos os dias: tenho sede de amar.


Encontramos a resposta para todas as coisas no amor gratuito.

Às vezes, me deparo com uma pergunta: porque estou aqui? E buscando uma resposta em meio a tantas outras, meu coração só diz: estou aqui para amar. Estou aqui para ser um pequeno grãozinho de amor. “Esta é a missão dos Amigos das crianças: dar ao mundo, por seu amor, um rosto de amor que se parece a Cristo ”. Dito isso, neste mês dedicado às missões, há uma oração (muito) pessoal que faço todos os dias há alguns anos e que aprendi com santa Teresinha do Menino Jesus (padroeira das missões) e partilho aqui com vocês, que é dizer a Jesus: Transforma o meu nada em amor. E esse nada são os meus pecados, os meus defeitos, a minha miséria, e tantas outras coisas que O peço para transformar. Pois, é no amor que encontramos a resposta para todas as coisas; no amor gratuito.

E para amar, é preciso aprender com Jesus. Ele foi e é nosso maior exemplo de como amar. Ele se fez nosso alimento. A Eucaristia é o AMOR MAIOR. É Deus quem está nos amando de forma tão extrema e única. “A Eucaristia é como o resumo bem explícito do ensinamento de Cristo sobre o amor [...] nada fala tanto de amor como esta pequena hóstia sobre o altar”. Há uma imensa alegria que sinto em meu coração que é a de haver-me encontrado com O Amor. Aqui descobri um Jesus que estava ao meu lado há muito tempo e que não havia reparado. Pude enxergar-Lo nas crianças, nas pessoas idosas, nos jovens, nos enfermos e também nas minhas irmãs de comunidade com quem compartilho a maior parte do tempo.



A vida em comunidade

A vida em comunidade é muito linda, contudo, também tem suas dificuldades. Atualmente vivo com 4 pessoas de nacionalidades diferentes (imaginem que cada uma tem culturas e personalidades distintas… e às vezes podemos divergir em algumas coisas..), mas aqui aprendo a amar cada uma à sua maneira, e isso também me faz lembrar muito da relação de Jesus com seus discípulos: alguns deles eram impulsivos, outros muito sensíveis, uns queriam ser os primeiros, outros cogitavam sentar-se um à direita e outro à esquerda do Mestre; e assim podemos imagina-lo, com seu grupo de seguidores, percorrendo as estradas da Galiléia, visitando as aldeias, conversando, discutindo, refletindo e sorrindo com cada um deles..!



Aqui também não é diferente: trabalhamos juntas, vivemos juntas, rezamos juntas, estamos vinculadas pelo mesmo carisma e por um estilo de vida comunitário. Como a Santíssima Trindade, estamos ligadas por um amor mútuo. Aprendemos a viver unidas e a aceitar os dons e os limites uma das outras e assim, vou percebendo que nosso amor fraterno torna a nossa vida e a nossa missão, possíveis e fecundas. Sem embargo disso, vejo que todas têm um mesmo objetivo: amar a Deus e ao próximo, e dessa forma isso nos ajuda na convivência diária. Cada uma se doa aos amigos, se entregam às crianças, amam a Jesus, e assim, sem se darem conta, me conduzem também ao mesmo: a amar mais.


Nossa Senhora da compaixão



O dia 15 de setembro é uma data muito importante para nossa missão: celebramos o dia de Nossa Senhora da Compaixão, nossa padroeira!

Celebrar este dia é deixar-se ser convidado pela Virgem a fazer silêncio para meditar o Mistério de Cristo, que é algo tão grande que só podemos compreender minimamente com o coração. “Maria, porém, guardava todas essas coisas e sobre elas refletia em seu coração” (Lc 2,19). Neste dia fazemos memória das dores de Nossa Senhora não somente pelo sofrimento em si, mas sim, porque também, pelas dores oferecidas, a Santíssima Virgem participou ativamente da Redenção de Cristo.


Nesta mesma ocasião, que também é celebrado a Independência de Costa Rica, em comunidade e com alguns amigos, fizemos uma pequena peregrinação à Basílica de Nossa Senhora dos Anjos (padroeira de Costa Rica) para agradecer por tudo que vivemos até aqui; por todos os missionários espalhados pelo mundo, por cada um de vocês e suas intenções queridos padrinhos que nos ajudam com tamanha generosidade. E além das intenções particulares de cada um, agradecemos a Virgem Maria pela recuperação e a saúde de Frida!!!!! Lembram que falei dela na última carta?


Para Deus nada é impossível

Frida é um verdadeiro milagre de Deus. Ela que apenas com 5 aninhos submeteu-se a uma cirurgia bem delicada no coração, esteve na UTI, contraiu um vírus no hospital, não conseguia comer, mal respirava e sentia muita dor. Durante estes dois meses rezamos intensamente por sua recuperação; e assim, o que para os olhos humanos podia parecer impossível, “para Deus nada é impossível” (Lc 1, 37), nos alegramos ao receber a notícia de que saía do hospital.

Por isso, rendemos nossa Ação de Graças por tudo que Ele têm realizado na vida dos nossos amigos e em nossas vidas. Ter essa pequena garotinha de volta à nossa casa, podendo brincar com as outras crianças, rezar o santo rosário e vê-la sorrir novamente, é um dos sinais de que Deus não nos abandona diante de qualquer dor que estejamos enfrentando.

Agradeço imensamente a cada um que me ajuda com orações e com doações. Vocês permitem que eu experiencie cada um desses relatos. Que Deus e a Virgem Maria continuem intercedendo pela vida de cada um.

Graaaande abraço!!

Andressa


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page