617256127
 
  • Presença e Amizade

A beleza de cada instante vivido...

Onze meses se passaram e começo a chegar ao final da minha missão, nesse tempo posso ver a beleza de cada instante vivido, de cada refeição em comunidade, de cada abraço e cada encontro, viver cada segundo e entregar-me totalmente e verdadeiramente a viver esse tempo que Deus me proporciona.


A escola do amor

Deus revela seu amor em cada minuto através dos nossos amigos, dizemos que estamos aqui para amar, para doar-nos por cada pessoa desse país que o próprio Senhor nos envia, mas vejo que recebo muito mais de Deus através desses amigos. Escutá-los, abraça-los, ver como somos importantes para eles, como somos considerados parte da família, é realmente um dom de Deus. Há alguns meses a mãe de uma grande amiga faleceu, foi uma tristeza para todos, como de costume e, seguindo a tradição equatoriana, a família do morto tem que fazer uma novena pela alma do morto. Durante os nove dias fomos a essa novena que é feita com toda a família, e um dia por descuido chegamos um pouco mais tarde: o que mais me impressionou foi que não tinham começado a novena porque não estavam todos da família e quando já estávamos ali, toda família estava unida. Poder ver que realmente somos importantes para essas pessoas e que de verdade nos amam, que nossos aniversários são também especiais para eles e que nossa amizade é tão linda e gratuita porque o único que temos para dar é amor e no final recebemos o dobro do amor que damos.

“Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus, e todo o que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.” 1 João 4

Cada semana estudamos alguns textos e chamamos esse momento de ‘escola de comunidade’. Agora estamos lendo um livro que se chama “O rosto do homem – As dimensões reais do nosso eu.” de Luigi Giussani. Tem um capítulo que estudamos e que fala de Deus como destino do homem: me fez pensar em uma família com a qual somos muito amigos.


Uma professora de fé!

Senhora Aliria é uma grande mulher tem 4 filhos, entre eles, Saulo, que tem uma deficiência mental, e o esposo dela que se chama Gabriel tem demência. Tem também um neto que vive com eles e tem alguns distúrbios psicológicos nesse momento. Essa senhora é uma mulher de tanta fé e passa por muitos sofrimentos na família. Mas ela é sempre grata a Deus por tudo que tem porque para ela Deus é tudo e pode tudo por Ele, e Ele é tudo para ela por natureza, por isso eu digo que nossos amigos são grandes professores de fé e me ensinam tanto sobre amar a Deus. Eles podem não ter estudos, não serem os mais inteligentes, ser pobres de dinheiro mas de amor, de fé, de intimidade com Deus são ricos e me ensinam cada dia que passa.


Os anjinhos de Deus

Falando do amor, faz 2 meses que encontrei alguns anjos que revelam o amor de Deus por mim. Ajudamos uma amiga em uma catequese para crianças especiais, essa catequese tem por nome Angelitos de Dios (Anjinhos de Deus) e são realmente anjos em nossas vidas, nesse tempo da missão que estou vivendo. Conhecer essas crianças foi um presente de Deus para mim, por que através deles posso ver ao próprio Jesus presente em cada olhar. São crianças com muitas características diferentes, então a forma de ensinar também tem que ser diferente, e é lindo ver que os pais podem encontrar esse apoio na Igreja, de que os seus filhos vão receber os sacramentos e por isso cada domingo estão ao lado do seus filhos na catequese.


O testemunho dessa mulher que dá catequese a essas crianças é lindo. Ela é uma mulher de muita fé e que sempre frequentou a Igreja. Ela teve um filho com autismo e, ao ver que seu filho não podia aprender na catequese na qual ele participava, buscou em muitas igrejas e não encontrou uma catequese que pudesse levá-lo. Ela então decidiu encontrar uma fundação que desse formações, para que ela mesma pudesse ensinar a seu filho. Ela, depois de tudo, se apaixonou por isso e agora quer que outros também conheçam o amor de Deus. São lindos testemunhos e exemplos que me fazem ver que Deus tem planos únicos e sou muito grata de me fazer ver com meus olhos e sentir em meu coração todo seu amor e edificação na vida dos demais que também fortalecem meu sim!


Giovanna, voluntária no Equador

116 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo